Como desenvolver a consistência inabalável

Como desenvolver a consistência inabalável
   Era uma vez uma moça chamada Isabel, ela tinha 24 anos de idade e um único objetivo em mente, que era emagrecer, mais especificamente emagrecer 10kg, esse era o resultado ideal que Isabel gostaria de ter em sua vida, ela sabia o que tinha que fazer para alcançar esse objetivo, ela sabia que tinha que fazer dieta, evitar comer alguns alimentos e consumir algumas bebidas, ela sabia que tinha que fazer exercícios físicos, só que Isabel simplesmente colocava essas ações em prática, mas depois de 1 dia, 2 dias ou até mesmo 3 dias, Isabel parava e voltava aos hábitos antigos.

Isabel então passou por esse processo várias vezes, o processo de começar algo extremamente empolgada, mas depois parar, e depois de parar se sente frustrada, se sente que não vai conseguir alcançar o seu objetivo e depois perde um pouco da confiança em si mesma.

E olhando de uma forma bem analítica para a situação de Isabel, me faz perceber em um primeiro momento, que Isabel não está sozinha nesta situação, de começar, parar e não conseguir alcançar o seu objetivo, é totalmente o contrário, essa situação que acontece com Isabel é mais comum do que parece, inclusive isso já aconteceu várias vezes comigo, várias vezes eu já me peguei profundamente animado para realizar uma ação que iria me fazer alcançar um objetivo, mas depois que aquele estado de felicidade, euforia e empolgação passava, o que sobrava era um estado de frustração, descontentamento e uma sensação de que o meu objetivo ficava cada vez mais distante de ser alcançado.

Entre tanto, eu consegui mudar e sair desse estado em que eu me encontrava e que milhares de pessoas se encontram diariamente, então eu sei exatamente como Isabel se sente e outras milhares de pessoas que não conseguem alcançar seus objetivos, por que simplente começam e depois param.

O que é mais interessante dessa situação de Isabel, é que ela tem clareza, ou seja, ela sabe exatamente aonde ela quer chegar, Isabel tem um objetivo que no caso é emagrecer, ela tem também uma meta clara para alcançar esse objetivo, que no caso é emagrecer 10kg, então Isabel tem uma direção, ela sabe para onde ela está indo, ela sabe aonde ela quer chegar. E as vezes não sabemos para onde queremos ir, então não sabemos nem qual ações devemos tomar, mas agora quando nos temos clareza, damos o 1° passo para alcançar o objetivo desejado.

Mas ter clareza na maioria das vezes não é suficiente para alcançar um objetivo, é até bacana a pessoa ter um objetivo, a pessoa saber quais as ações que ela precisa colocar em prática, mas o que é importante é a ação, ou seja, fazer o que tem que ser feito, autodisciplina, mas mais especificamente consistência, ou seja, fazer o que tem que ser feito todos os dias, no caso da história acima de Isabel o que faltava para que ela alcançasse o objetivo desejado era justamente a consistência, ela começava, mas parava, e consistência é tomar a ação independente de qualquer fator externo.

O que é consistência?
Pensando em nossa amiga Isabel, se ela tivesse consistência ela colocaria em prática as ações para alcançar o objetivo dela, ou seja, fazer dieta, evitar comer certos alimentos e fazer exercícios físicos, se Isabel colocar em prática essas 3 ações de forma consistente, com certeza ela irá alcançar o objetivo dela, que é emagrecer.

Mas Isabel, sem nenhum dia de exceção, ela deverá fazer a dieta, não comer certos alimentos e fazer exercícios físicos, não importa se é sábado, domingo ou feriado, é fazer o que tem que ser feito todos os dias, isso é consistência.

Se você me disser que acorda todos os dias às 5 horas da manhã, eu vou te dizer que você tem autodisciplina, mais especificamente consistência para acordar cedo. E o mais interessante é que os fatores no seu dia a dia pode impedir você de desenvolver autodisciplina e construir a consistência necessária para alcançar o seu objetivo, muitas situações acontecendo, como por exemplo:
  • Distrações;
  • Problemas;
  • Emoções e pensamentos negatovos;
  • Os seus círculos sociais;
  • E muitos outros fatores que podem fazer você não ter a consistência necessária todos os dias;

João tem 18 anos de idade, e tem o objetivo de passar no vestibular para entrar em uma boa faculdade, isso é ótimo né?! Ele tem total clareza do que ele quer, entre tanto, ele precisa tomar ações para alcançar esse objetivo, ou seja, o que João precisa é de consistência para estudar o que tem que ser estudado, para ele passar no vestibular, não adianta ele estudar só uma vez por semana, a consistência nos diz que ele tem que estudar todos os dias, independente se é sábado, domingo ou feriado, não é o que a pessoa faz um dia que fará ela ter um resultado, mas é o que a pessoa faz todos os dias.

Se o nosso amigo João construir a consistência necessária para estudar o que ele tem que estudar para passar no vestibular, eu tenho certeza que ele irá se destacar no vestibular e irá conseguir fazer a faculdade que ele realmente deseja.

Mas João terá que abrir mão de vários hábitos, terá que abrir mão de sair, de assistir televisão, jogar Video Game, ficar nas redes sociais, ele irá ter que abrir mão de tudo isso, e com certeza muito mais.

O mais interessante é que João será tentado a não ter consistência para alcançar o seu objetivo, primeiro é que João é jovem, tem 18 anos de idade, e segundo que as vezes não parece atrativo ter que estudar agora para ter o resultado no futuro.

Quando nos temos em nossa vida um comportamento consistente, como no caso do nosso amigo João, ele estará muito mais preparado para o vestibular, do que se ele deixa-se para estudar tudo em apenas uma noite antes da prova, é muita informação para ser consumida de uma vez, e com certeza deve ter ficado pontos que precisavam de uma releitura, de mais exércitos e até mesmo de fazer de novo, ou se não, estudar uma vez por semana, mesmo assim seria muito pouco, o ideal seria estudar 2 horas por dia, estudando todos os dias.

Vou compartilhar um outro exemplo prático de uma pessoa que quer alcançar um objetivo, essa pessoa é a Bianca, ela tem 23 anos e o objetivo dela é tocar violão profissionalmente, bacana né?! Entre tanto, a nossa amiga irá precisar de consistência para ter maestria na hora de tocar o seu violão, principalmente pelo fato de que no caso do violão, estamos falando do desenvolvimento de uma habilidade, e isso faz com que a nossa amiga precise de mais consistência e autodisciplina para desenvolver essa habilidade.

A boa notícia é que eu vou compartilhar com os nossos amigos das situações acima, mas especialmente com você, como você pode construir na prática esse princípio que é tão importante.

Como desenvolver consistência na prática?
Talvez você saiba, talvez não, mas consistência é o 1° princípio do Princípios da Autodisciplina, vou compartilhar com você como funciona o método do Princippios da Autodisciplina. Existem 3 pilares que constroem a autodisciplina, e esses 3 pilares são:
  • Pilar #1 - Clareza: Clareza é você saber exatamente aonde você quer chegar, e qual é o seu objetivo. É muito importante antes de tomar uma ação, a pessoa saber qual é o objetivo que ela quer atingir, porque aí ela toma as ações certas que irão levar ela em direção ao objetivo desejado. 
  • Pilar #2 - Autodisciplina: Autodisciplina é a pessoa ter consistência e fazer o que tem que ser feito todos os dias, e dentro desse pilar que no caso é a autodisciplina você tem acesso aos 7 princípios que fazem você desenvolver autodisciplina na ação (ou várias ações) em sua vida. O 1° primeiro princípio do Princípios da Autodisciplina é o princípio #1 - tenha consistência, que é exatamente o que nos estamos abordando ao longo desse artigo, e que eu estou mostrando para você a importância desse princípio para você alcançar o seu objetivo.
  • Pilar #3 - Força de vontade: Força de vontade é você fazer o que tem que ser feito mesmo que você não queira fazer, isso é força de vontade, e depois que você tem clareza do que você quer, autodisciplina para ir em direção ao que você quer e aí surge a força de vontade que é a motivação necessária para você alcançar o seu objetivo.

Então vamos pensar na nossa amiga Isabel, citada ao longo desse artigo, nesse caso específico da nossa amiga, faltou ela construir 2 pilares, ela está apenas no primeiro pilar que é clareza, faltou autodisciplina e força de vontade.

Mas a pergunta que não quer calar é: como construir consistência?

Coloque em prática apenas uma ação de cada vez
Colocar em prática apenas uma ação de cada vez pode te ajudar e muito na hora de você construir consistência, algo muito comum que acontece é as pessoas quererem alcançar um objetivo é pensarem em tudo o que tem que ser colocado em prática, e colocam em prática várias ações no mesmo dia.

Como no caso da nossa amiga Isabel, ela que tem o objetivo de emagrecer e tem que colocar em prática 3 ações para alcançar esse objetivo, e essas 3 ações são: fazer dieta, não comer determinados alimentos e fazer exercícios físicos, e aí a nossa amiga Isabel implementa essas 3 ações no mesmo dia, tenho certeza que ela irá ter mais foco na ação que ela está realizando se ela começar a colocar em prática uma ação por semana, ou seja, na primeira semana ela coloca em prática a dieta, e foca só em seguir a dieta, na segunda semana ela foca em não comer determinados alimentos, em conjunto com a ação anterior que é fazer dieta, mas fazer dieta não é mais uma novidade para o cérebro de Isabel, mas ainda não é automático, por isso requer um pouco de atenção, o mesmo processo acontece com a segunda ação que é evitar comer certos alimentos, mas ainda falta uma terceira ação que Isabel deverá colocar em prática, que é fazer exercícios físicos, as outras ações que no caso são dieta e evitar comer certos alimentos, já estão encaminhando para ser um hábito e ser um comportamento automático, então o que merece mais o foco nessa terceira semana são os exercícios físicos.

Depois de algumas semanas, todas as novas ações estarão em piloto automático, para ser mais específico alguns estudos mostram que 66 dias é um período para construir um novo hábito, então em questão de 8 a 10 semanas estará construído essas ações na rotina de Isabel, e eu acredito que dependendo da situação dela e da dedicação dela ela irá alcançat o objetivo dela que é emagrecer ou estará muito perto de emagrecer, com certeza.

Não podemos esquecer que essas ações de Isabel devem ser realizadas todos os dias, constantemente, não é só de segunda a sexta, e depois não precisa fazer no sábado, domingo ou feriado, claro que não, é todos os dias, o círculo da autodisciplina e da consistência agradece, e o objetivo de Isabel também, que estará mais perto de ser alcançado.

Bom, o caso de Isabel que eu tenho apresentado aqui e as ações, você deve adaptar tudo isso conforme a sua realidade, conforme a sua situação atual.

Vou utilizar outro exemplo para simplificar tudo para você, no caso de nosso amigo João, que tem como objetivo passar no vestibular, para João alcançar esse objetivo, a ação que ele precisa tomar é muito simples, e está clara para ele, que é simplente estudar duas horas por dia as disciplinas que irão cair no vestibular, que são: português, redação, matemática, biologia, química, história, geografia e física, o recomendado é que ele comece a estudar português na primeira semana, na segunda semana ele estuda redação, e quando eu falo que estuda redação, ele estuda redação e português, na terceira semana matemática, e assim sucessivamente e gradativamente, e João deverá dividir as disciplinas em tempo de estudos, dentro das duas horas, outra questão que pode ser bastante recomendada neste caso é ele se planejar para o vestibular no longo prazo, por exemplo, o vestibular dele é dia 7 de dezembro de 2021, mas ele começa a se preparar agora em fevereiro, a estudar para o vestibular, aí ele pode ver quais são as disciplinas que irão cair no vestibular e estudar uma disciplina por mês, ou uma disciplina durante duas ou três semanas.

Foi realizado um podcast no Podcast Autodisciplina no canal Vitor Couthe no YouTube, sobre consistência, para assistir clique aqui.


Conclusão 
Bom, eu acredito sinceramente que se você contruir consistência, você terá a capacidade de ter os resultados que você quer ter na sua vida, mas você precisa saber aonde você quer chegar, e se as ações que você está tomando te leva em direção aonde você quer chegar, e tome essas ações de forma consistente.

Esse foi o nosso artigo de hoje, espero sinceramente que ele te ajude a desenvolver autodisciplina.

Se você quiser se aprofundar no assunto que foi abordado nesse artigo, inscreva-se no Desafio da Autodisciplina, é um evento 100% online e 100% gratuito, para se inscrever no Desafio da Autodisciplina clique aqui.

E se esse artigo gerou valor para você: 
  1. Inscreva-se no Blog Vitor Couthe
  2. Compartilhe o artigo com os seus amigos;
  3. Deixe um comentário compartilhando comigo o que você achou desse artigo;

Comentários

Os artigos mais buscados

acorde às 5 horas da manhã

hiperprodutividade: o que é hiperprodutividade? e como você pode ser hiperprodutivo?

você pode atrair o que quiser para sua vida